06/12/2016

Pagar por um jogo abandonado: vale a pena?

Com 17 Comentarios
Resultado de imagem para steam jogos a venda
Jogos em promoção na Steam

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que a Vício Foot é 100% contra a pirataria. Pirataria é crime.

Hoje abordaremos um assunto inédito, ou quase isso. Gastar dinheiro com um jogo que nem o próprio criador dá a devida atenção, realmente vale a pena?

Não. Inclusive, não vale a pena jogar Brasfoot. Mesmo que de graça. Não que o Brasfoot não seja um jogo interessante, o problema é que com o passar dos anos, novos simuladores de futebol surgem, e como o Brasfoot preza pela simplicidade e leveza, perde espaço para o realismo.

Óbvio, o jogo não vai acabar de uma hora pra outra e cair no esquecimento, existem muitos jogadores de Brasfoot por aí até hoje, e as coisas não acontecem dessa maneira: "Nossa, lançou um jogo do c***lho aqui, adeus Brasfoot". Não são todos que tem dinheiro pra comprar um PC bom, ou até mesmo para adquirir tal jogo.

Jogo limitado, simples demais


Resultado de imagem para brasfoot 2016

Fato é que o Brasfoot é enjoativo. Depois de cinco ou seis temporadas, você já enjoa dele e para de jogar. Por que? Porque é um jogo com poucas possibilidades. E jogar R$12.90 fora por um jogo desses é burrice.

Pra você desinformado que acha que eu só estou falando isso pra encher linguiça, saiba que na Steam, uma key do Football Manager 2017 - manager muito mais completo e bonito que o Brasfoot - está custando apenas R$106.80, sendo que o desconto nem chegou aos 50% ainda. Mais alguma insistência??? (essa é a hora que todo mundo fecha o post e vai comprar o FM)

Vender e comprar jogadores é muito pouco. Fica a dica, Emmanuel. ;)

Emmanuel pouco presente

Se quem tem acesso à área de sócios do Brasfoot sofre com a falta do Emmanuel, imagine quem não tem. Eu, Rafael Lopes, nunca gastei um tostão com Brasfoot, e não me arrependo disso. Nunca vi o Emmanuel dos Santos se pronunciar uma única vez, e pelos relatos que ouço de alguns amigos meus, na área de sócios não muda muita coisa. Ele não aparece muito mesmo.

Tem como esperar algo de um jogo que não dá pra saber se terá uma continuação antes de janeiro por causa de seu próprio desenvolvedor, que dificilmente dá as caras? Se sim, muita coisa não é.

Registros piratas pela internet

Resultado de imagem para pirataria

Vocês sabem muito bem que a coisa mais fácil do mundo é jogar Brasfoot com registro pirata. Basta pesquisar por registros no Google. Vocês não acham que se, eu digo se o Emmanuel realmente levasse o jogo a sério, seria muito mais difícil jogar sem pagar nada?

Terminantemente não faz sentido gastar dinheiro com Brasfoot sendo que em menos de dois minutos é possível registrá-lo sem tirar um nada do bolso.

Existem jogos melhores de graça


Resultado de imagem para championship manager 2017 pt-br

Essa é uma afirmação inegável. É só saber procurar. Até mesmo pra Android você encontra jogos gratuitos melhores que o Brasfoot. Championship Manager 2017 (iOS/Android) é um belo de um exemplo.

Em Championship Manager 2017, as partidas são transmitidas em 2D, coisa que no Brasfoot eu acredito que nunca teremos. A interface é mais modernizada que a da invenção de Emmanuel dos Santos (e o jogo é leve, pega em aparelhos não tão bons), o sistema guarda mais informações que o Brasfoot e, você pode jogar com as principais ligas do mundo sem ter que ficar um século baixando patches e mais patches (às vezes, em sites nem tão confiáveis assim).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Agora quero saber da opinião de vocês: vale a pena mesmo pagar por um jogo como o Brasfoot? Comente abaixo.



Abraços,
Rafael Lopes.

17 comentários:

  1. Problema de tudo é que o Emmanuel tem o jogo com o um hobby, diferente de outras produtores e desenvolvedores. Bom artigo!

    ResponderExcluir
  2. Muita boa análise sobre o jogo! Eu penso que deveria ser mais barato o registro, devido ao fato de o jogo não ter muitas funções na administração de um clube. O que seria importante na evolução do jogo para torná-lo mais atrativo são mais mudanças por edições do jogo, como mais opções de formatos de torneios, copas estduais, pelo menos um torneio nacional para as categorias de base, acelerando o desenvolvimento de jogadores, entre outras coisas...

    ResponderExcluir
  3. Vlw mano, partilhamos do mesmo pensamento kk

    ResponderExcluir
  4. Apesar de todos os contras, eu gosto do Brasfoot. Consigo passar um bom tempo jogando-o. Para mim, é divertido. Mas claro, que com o passar do tempo, o jogo deve também evoluir. Talvez seja uma boa hora de vender os direitos do game para alguém que realmente queira investir nele.

    ResponderExcluir
  5. FM 17 é caro demais, eu tenho o jogo que ganhei do fórum que trabalho para o desenvolvimento (fmanager.com.br), jogo de vez em quando, mas, pra quem tá começando a ver o FM agora, aconselho baixar (sim, já que não vende mais) o FM 08 com updates da temporada atual, ou o FM12, que são jogos que vc encontra de graça e já são bem mais realistas e detalhistas que o Brasfoot, sem perder a dinâmica. Daqui pra páscoa do ano que vem, acredito que terão descontos absurdos, de vc pagar menos da metade do preço, ou ter até um final de semana de graça, como já teve com o FM 15.

    ResponderExcluir
  6. É caro, mas quem escolhe investir não se arrepende!!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma pergunta honesta: Por que os criadores não mandam um editor de competições. Veja bem: Não só editar times e editar formato de liga e campeonato estadual mas sim criar mais competições ou editar as existentes? É algo trabalhoso de programar? A comunidade pode ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Que post bem bosta, jogo brasfoot desde 2005 nunca enjoei, e como enjoaria em 5 temporadas? Mano tu tem um blog de brasfoot e me diz tu que enjoa em 5 temporadas? Cara se é tao bom esse jogo ruim do android, pq nao faz um blog sobre rs. Meio hipócrita esse teu relato. Outra coisa, dar dica (fica a dica), a melhor ideia é aquela que ja vem com soluções.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Pesquise no site