25/03/2020

Vale a pena ver de novo: Brasfoot 2003

Com 9 Comentarios
(skin do Brasfoot 2003)

Salve galera, hoje eu, Jéferson Santos, irei retomar uma série que fizemos aqui no site em meados de 2016, onde nós relembravamos e comentavamos um pouco a respeito de versões anteriores do Brasfoot.

A gama de jogadores que temos hoje em dia, é muito diferente da que tinhamos há 7, 10, 15 anos atrás e talvez muitos não saibam qual o processo de evolução que o Brasfoot passou.

Porém sem mais delongas, iremos começar lá nos primórdios com a primeira versão do Brasfoot, a versão do ano de 2003. Continuem...

Download Brasfoot 2003 (clique aqui)!

Curiosidade: O jogo foi criado a partir da inspiração do Elifoot, jogo português muito semelhante  e desenvolvido por André Elias. O Elifoot é considerado o pai dos managers e tem suas versões sendo desenvolvida até hoje.

1. Tela inicial do jogo, a skin

A tela inicial do Brasfoot 2003 era uma tela inicial muito fora dos padrões de hoje e estéticamente estranha, mas algo que podemos relevar, se formos pensar nas tecnologias que tinhamos em 2003. Um detalhe importante é que, nos monitores mais atuais ela se concentra no canto superior esquerdo, talvez algo relacionado a ideologia política do Emmanuel?
Os botões são semelhantes ao que temos hoje em dia, não mudou muito "Novo jogo", "Carregar jogo salvo", "Editor de equipes", "Registre o Brasfoot" e o "Sair Jogo" este que nesta época começou no canto direito inferior.

2. Novo jogo e campeonatos


Como a primeira versão, tudo era muito simples, assim que você clicava em um "novo jogo", na primeira tela tinham poucas opções, a primeira a se notar, é que você poderia escolher apenas disputar em uma só liga, a Espanha sempre esteve presente, ou seja na versão sem patches ou jogava com a Espanha ou o com o Brasil, e isso com sendo opcional a disputa da Copa nacional.
O modo fantasia também era possível de se utilizar já nessa época, pois você podia escolher os times do campeonato de forma livre. Tanto no "modo livre" quanto por país especifíco o jogo rpecisava de no mínimo de 42 times.

3. Sorteio dos times e escolha do seu time humano


Após a escolha do campeonato que queria disputar, você precisava fazer uma outra escolha, a dos times que iriam disputar as 4 divisões no jogo, e depois disso era realizado um sorteio, cada divisão contava com 10 times cada uma, e era definida a partir do nível de cada equipe no editor de equipes. Na próxima tela você escolhia o time qual queria treinar.


Detalhe: Essas telas tem uma combinação de corres entre vermelho e amarelo. Já entenderam né? Não? Clique aqui então!

4. Menu e opções do time


No menu inicial dos times não se tinha muito a fazer, os ícones na parte superior levava as opções, finanças, empréstimo báncarios, times adversários, busca, estádio, artilharia, calendário, tabela da copa, classificação do campeonato nacional e o ranking de técnicos.
A escalação era feita a partir de seleções manuais dos jogadores, ou também pela opção tática que você desejasse ou pelos melhores jogadores.

Curiosidades: A partida só podia começar se apenas 11 jogadores estivesse sido escalado, se você marcasse 12 ou mais a partida não poderia ser iniciada; haviam escalações predefinidas do tipo 6-4-0, 6-3-1, 5-2-3, 4-2-4, 3-3-4 e um tal 3-6-1; eram apenas mostrado os anos no Brasfoot, sem uso de dias e meses.

Há muitos outros detalhes, mas seria mais interessante que vocês descobrissem por si mesmo, fazendo download do jogo e testando ele, também ainda não pare de ler que tem outras coisas interessantes pra frente e não esqueça de deixar um comentário sobre o jogo.

Algumas telas (clique na imagem para ampliar):





5. Editor de equipes

O editor de equipes, assim como o jogo por completo, a imagem à esquerda demonstra bem. Ele abre exatamente dessa forma e expande a partir do momento que você clica em alguma equipe dentro dele. Para quem visita o editor antes de começar um sav, percebe que os escudos eram escudos sem fundos, ainda não tinha o padrão "iLogos" (aquele quadrado), também é perceptível, que as características dos jogadores é diferente ao habitual que estamos acostumados, elas eram como "comportamentos esportivos", eram elas: Fair Play, Cordeirinho, Indisciplinado, Explosivo e Caneleiro.

Curiosidades: Apenas 181 times vinham no Brasfoot original, sem conteúdos extra-oficiais; o time com maior nível dentro do jogo era o Real Madrid, único com 22; não havia a opção de reputações; camisas ainda era um sonho muito distante no jogo; estavam disponíveis apenas 155 países no jogo.

Curiosidades diversas:

- O leilão de jogadores já estava disponível nesta versão;
- O jogo era distribuído por uma marca chamada "Futebol News";
- Se você propusesse um salário e recusasse a contra-proposta do jogador, ele automaticamente era leiloado;
- O aumento do estádio era predefinido para 1000 lugares por vez nas cadeiras, 5000 lugares na arquibancada, 2000 lugares na geral, ainda não havia camarotes;
- Os jogadores dos grandes times vinham com forças bastante elevadas;
- O Brasfoot 2003 pesava apenas 1,5mb, 10 vezers menos do que o Brasfoot 2020.

Por fim é isto VícioBrasfooteiros, este é um pouco do Brasfoot 2003, a versão primogenita do jogo que tanto amamos e que evoluiu bastante ao longo dos anos.

Faça algum comentário, sobre o jogo, sobre o artigo, em breve traremos algo sobre o Brasfoot 2004, até mesmo em um outro modelo de publicação se possível!

Abraços,
Jéferson Santos

9 comentários:

  1. ótima matéria... mano, na epoca que lançou brasfoot, eu era viciado em elifoot 98.. joguei o 2 que era pelo DOS, depois o 98 e o elifoot 2002. O brasfoot já chegou "chegando", com um layout muito mais bonito que o concorrente portuga, bem mais moderno. Curti demais, várias funções diferentes... Infelizmente com o passar dos anos, o jogo foi caindo rapidamente na mesmice, fazendo com que eu o abandonasse. Fiquei pelo menos uns 4 anos sem jogar e voltei quando lançaram o mobile. sinto falta de algumas funções antigas, como os leilões, por exemplo. Seria bom demais se o Emanuel se pronunciasse para a comunidade, explicando o motivo de não atender aos inumeros pedidos que são feitos diariamente por todos nós, que vão desde coisas que parecem ser fáceis de se fazer, como incluir sócio torcedor e negociação de patrocinios....

    Parabéns Jéfão pelo ótimo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Agora sobre a VF, acho que poderia voltar com conteúdos tipo as sagas dos técnicos, eu até me disponibilizo para criar esse tipo de conteúdo semanalmente!!! é nóis!!!

    ResponderExcluir
  3. Um retrato visceral do que o Brasfoot foi e do que vem se tornando.
    Alegria inenarrável ter visto, ao longo dos anos, a evolução do jogo.
    Boas horas de jogo e bons anos acompanhando.
    Parabéns aos envolvidos!

    Obs: Vender o jogador caso ele não aceitasse o salario era sensacional, desafiador e chato kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que se perdeu com o passar dos anos foi a moral dos jogadores. No BF20 até aparece na caixa de entrada que o jogador ficou insatisfeito com uma multa aplicada pelo treinador (algo que também havia sido perdido), contudo, não consigo observar a moral do jogador, tal qual era possível antes, através das bolinhas verdes e vermelhas (salvo engano, bolinhas amarelas também) em uma coluna próximo ao fim da tela. Poderia voltar isso.

    ResponderExcluir
  5. Essas características de jogador calmo, agressivo e outros, era muito interessante. Poderia ser repaginado e replantado no próximo BF. Espero que vocês sigam com essa análise dos BF de forma mais rápida e com uma análise minuciosa. Há vários pontos que foram perdido durante os anos e que poderia voltar ao BF. Esse maior arsenal de possíveis táticas seria bacana. No mínimo fazer as táticas fazerem sentido dentro do jogo e terem realmente uma influência positiva.

    ResponderExcluir
  6. saudades. não vejo a hora de comprar um PC pra voltar a jogar as versão recente de Computador. Brasfoot te amo kkkk

    ResponderExcluir
  7. Jogo às vezes, mas me irrita os jogadores com menos de 25 evoluirem muito descontroladamente mesmo reservas no jogo, acho que por isso víamos muitas idades erradas no jogo.

    ResponderExcluir
  8. Putz... Tô ficando velho mesmo. kkkkk
    Bons tempos. Ótima matéria

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Pesquise no site